Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cobertura 19/10/12 - 2° dia (Parte I)


Encena II – Desvendando o Processo
 
Por Paula Lanziani
 
 
      Essa segunda edição do Encena destacou-se pela multiplicidade dos processos criativos com teatro performático, circo-teatro, monólogo. O ponto de equilíbrio e encontro entre as propostas foi a presença do FEMININO e do AMOR. Como o objetivo aqui não é fazer uma crítica dos trabalhos apresentados e de seus andamentos a partir da proposta pensada pelos grupos – quanto falta ou quanto já se tem - optei por  focar nesses dois pontos.
          
 
       
 
Grupo Interface (Foto de Nelson Soares)
 
      
      No espetáculo performático “5 minutos”, do grupo Interface, dirigido e escrito por Mônica Diniz, com Leda Nascimento, Silvia Werneck, Dani Niño, Berenice Xavier e Mônica Diniz, a presença de tantas mulheres em cena movimenta o feminino. Priorizando a geração de imagens, mas abandonando os clichês de feminilidade, coloca em cena a espera, o forjar-se e preparar-se para o amor, aquele que liga vidas. De onde virá ou por quem será, não se sabe. O que se pressente são as intensidades de algo que se deseja realizar. E é esse desejo que vira imagem.
 
Grupo A Casa Voadora (Foto de Ticiana Masset)
 
      
      Já em “Gata Amarrada em Saco de Pano”, do grupo A Casa Voadora, com dramaturgia de  Vanessa Pequeno e direção de Marco Andrade e elenco formado por Cristiana Carvalho, Maria Júlia Garcia, Vanessa Pequeno, o próprio título do espetáculo já sugere uma imagem. A visão é roubada das atrizes que vivem em cena o avesso do amor: a sua falta. E na solidão imposta pela vida e ritmo da mulher contemporânea, multifacetada, o espetáculo traz arroubos extemos de intensidade paralelos à superficialidades também extremas. O que fica é o sofrimento feminino diante de suas grandes expectativas e da saudade daquilo que ainda se deseja: ser inteira.
 
 
 
Encena II – Desvendando o Processo, mostra de processos criativos em artês cênicas, foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro na Galeria TAC (Centro, Rio de Janeiro - RJ), com organização da GMALTA Produções e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas. O apoio institucional foi da Galeria TAC e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário