Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

domingo, 4 de novembro de 2012

Cobertura 18/10/12 - 1° dia (Parte I)



Encena II – Desvendando o Processo

Por Andrea Santiago
 
 

O projeto Encena - Desvendando o Processo foi para sua segunda edição mostrando, mais uma vez, os processos criativos de grupos de teatro. A intenção do evento é que grupos apresentem parte do seu processo de criação e/ou linha de trabalho que resultará numa montagem e, em troca, possa ter um feedback do público sobre o que foi mostrado. No dia 18 de Outubro, seis grupos se apresentaram, na Galeria TAC, na Lapa.
O primeiro, ‘Lamento e Liberdade’, de Brunno Vianna, conta a história de duas escravas no Período Regencial Brasileiro. Foi uma cena curta, de duas atrizes negras que representaram com muita autoridade e imbuídas do texto - do próprio diretor - as agruras da vida da época, as brincadeiras entre os seus e o linguajar. A formação acadêmica de Brunno Vianna certamente foi fundamental para a criação do texto mas, além disso, a pesquisa de documentos, música e pontos cantados por escravos e referências propostas por ele e executadas por Cláudia Leopoldo e July enriqueceram o pouco que pudemos ver.

Cia. Teatro da Estrutura em debate (Foto Karine Menezes)
 
Em ‘Vem!’, do diretor Marcio Zatta, também criador do Teatro da Estrutura, método onde a verdade do ator mais a verdade da personagem literária vão em busca da verdade absoluta para a criação cênica, os atores se ordenam de forma geométrica no palco. Talvez seja essa a ideia do espetáculo: a exposição do ser humano transformado em maquinário em apenas ser mediador do trabalho, a expressar desejo, instinto e puro caos da contemporaneidade sem, no entanto, senti-los de fato. Uma cena limpa, com atores fisicamente preparados e com movimentos precisos que se coordenavam em intervalos ou com simultaneidade. Artaud e Grotowski aparentes como processos atorais e Meyerhold e Laban na movimentação de cena – embora esses dois últimos não tenham sido inspiração direta para o grupo. Três atores e seres humanos (Carol Mattos, Diego Sant’ana e Otto Caetano) movidos pela urgência do mundo atual em contraponto com a Mulher Transcendental (Helen Maltasch), uma ‘personagem quase’ mítica e impossível de ser atingida enquanto estivermos imersos na pressa atual. A intensidade e tensão incômoda da primeira parte foi marcada pela ausência de texto, excesso de movimentos e músicas em volumes exagerados. Esse mal estar pertinente à cena foi quebrado pela fala da personagem mítica que, somente pela sua caracterização, não precisaria de texto, mas apenas de gestos e intenções corporais que remetessem ao avesso do que nossos olhos estavam acostumados. Foi bonito de se ver. Mais seria se apenas se compusesse com imagens e música, já que a intenção é fazer com que no palco nos vejamos e, assim, reconheçamos a nós mesmos como seres ‘mudos’ nessa sociedade.
 
 
Encena II – Desvendando o Processo, mostra de processos criativos em artês cênicas, foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro na Galeria TAC (Centro, Rio de Janeiro - RJ), com organização da GMALTA Produções e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas. O apoio institucional foi da Galeria TAC e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário